Os eleitores que não estarão no domicílio eleitoral no primeiro ou no segundo turno podem solicitar o voto em trânsito até esta quinta-feira (21).
De acordo com o último balanço do Tribunal Regional Eleitoral, até às 15h, 4.053 eleitores pediram para votar em trânsito no primeiro turno no Estado. Outras 3.846 pessoas já solicitaram essa modalidade de voto para o segundo turno.
Além das capitais, nestas eleições os municípios com mais de 200 mil eleitores estão aptos a oferecer o voto em trânsito. No total, são 92 cidades brasileiras. No Rio Grande do Sul, são cinco: Porto Alegre, Canoas, Pelotas, Santa Maria e Caxias do Sul.
O voto em trânsito só é válido para a escolha para presidente.
Como fazer?
Para estar apto a votar em outra cidade, o eleitor deverá procurar o Cartório Eleitoral da sua região, indicando onde estará no dia da votação. Para fazer o pedido, é preciso levar o título de eleitor e um documento oficial com foto. A Central de Atendimento ao Eleitor de Porto Alegre fica na avenida Padre Cacique, número 96. O pedido pode ser feito até às 19h na capital gaúcha.