O depoimento da ex-diretora administrativa e financeira da Companhia de Processamento de Dados da capital (Procempa) Giórgia Ferreira durou cerca de 40 minutos. Ela falou nesta quinta-feira (19) para a CPI que investiga supostas irregularidades na companhia. No entanto, nenhuma pergunta foi respondida. A ex-servidora foi beneficiada por um habeas corpus obtido junto à 10ª Vara Criminal de Porto Alegre garantindo o direito ao silêncio.
Segundo o defensor de Giórgia Ferreira, Lucio de Constantino, o documento garantiu que ela não sofresse constrangimentos. Porém, o defensor garantiu que a cliente está à disposição da Justiça. O advogado refuta a informação que ela teria indicado nomes em programa de delação premiada. Ainda assim, Constantino admite que há fatos que devem ser apurados em relação à suposta fraude.
Serviço de eventos
No início da sessão, os vereadores ouviram o depoimento de Mirian Lerina, uma das sócias da empresa Criasom, prestadora de serviço em eventos promovidos pela Procempa e pela prefeitura.
Ela disse desconhecer qualquer irregularidade na companhia em relação aos pagamentos recebidos por ela. No entanto, Mirian relatou que realizou eventos para a Associação dos Funcionários da Procempa (AFP) e foi paga pela empresa.
A empresária realizou trabalhos junto à Procempa entre 2005 e 2009.
Balanço
O presidente da CPI, Mauro Pinheiro (PT), classificou como positivo o trabalho de apuração em 2013. O grupo voltará a se reunir somente em fevereiro, após o recesso na Câmara de Vereadores. Como há a previsão de apenas mais três sessões da Comissão, ele deve pedir a prorrogação das investigações por mais 60 dias.
Irregularidades na Procempa
O Ministério Público investiga indícios de má gestão na Procempa, como pagamentos indevidos de vantagens a servidores, além de contratações irregulares de prestadores de serviço. Em agosto, mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas casas de pessoas ligadas ao grupo que comandou a companhia entre 2005 e 2008.
A estimativa é que o rombo nas contas públicas possa ter ultrapassado R$ 50 milhões.