David Almeida, prefeito de Manaus, capital do Amazonas, garantiu a reeleição e vai comandar a cidade por mais um mandato. O político, que é do Avante, com 100% das urnas apuradas, obteve 54,59% dos votos válidos, no segundo turno das eleições, realizado neste domingo (27).
O prefeito reeleito superou o Capitão Alberto Neto, do PL, que, mesmo com apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, conquistou 45,41% do eleitorado. Almeida já havia largado na frente no primeiro domingo de votação, conquistando 32,16% da preferência do eleitorado. Enquanto isso, Neto somou 24,94%.
Durante a sua campanha pela reeleição, Almeida defendeu o que havia feito no primeiro mandato, além de prometer implementar novas ações, como construir corredores exclusivos de ônibus; ampliar a Avenida André Araújo; convocar mais de 1,5 mil guardas municipais; e ampliar o número de Unidades Básicas de Saúde com horário estendido.
Almeida tem 54 anos e é formado em Direito, pela Universidade Luterana de Manaus (Ulbra). Nascido na capital amazonense, começou sua trajetória política como candidato a vereador em 2004. Foi deputado estadual por três mandatos consecutivos e, em 2017, assumiu o governo interino do Amazonas após a cassação de José Melo de Oliveira.
David Almeida vai governar Manaus com o seu vice, Renato Junior, também do Avante, que é empresário e foi secretário de feiras e mercados durante o primeiro mandato do político à frente da prefeitura da capital. A dupla faz parte da coligação Avante, Manaus, composta pelos partidos AGIR, PSD, DC, Avante e MDB.