A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (3), uma operação contra crime eleitoral em São Borja, na Fronteira Oeste. A ação tem como objetivo impedir a suposta interferência de uma facção criminosa ligada ao tráfico de drogas nas eleições municipais.
A apuração da PF em conjunto com o Ministério Público Eleitoral (MPE) identificou apoio material e financeiro de uma facção atuante na região a um candidato do município. O nome e o partido do candidato investigado não foram divulgados.
Intitulada Operação Integridade Eleitoral, a ofensiva contou com apoio da Brigada Militar e da Polícia Civil. Os agentes cumpriram ao longo da manhã 16 mandados de busca e apreensão, sendo 11 de busca domiciliar e cinco de busca pessoal, além do afastamento de sigilo de dados.
As ordens judiciais foram expedidas pelo Juízo Eleitoral de Garantias da 41ª Zona Eleitoral de Santa Maria, na Região Central. As buscas ocorreram em diferentes pontos da cidade.
Segundo a PF, a investigação apontou que a organização criminosa captava votos em troca de cestas básicas e financiamento ilícito de gastos de campanha do suspeito. Durante a ação, foram apreendidos celulares e documentos que possam vincular o investigado à facção criminosa, conforme a PF.