Consultor em relações institucionais e governamentais e com formação na área de Comunicação Social, Marcello Beltrand será o coordenador técnico do escritório de transição do governo Sebastião Melo, na prefeitura de Porto Alegre. A confirmação de Beltrand foi feita pelo próprio Melo em reuniões no decorrer desta quinta-feira (31) com o atual secretariado, presidentes de partidos aliados e vereadores.
Melo anunciou a criação do escritório de transição no último domingo (27), após ter saído vencedor do segundo turno da eleição. Embora seja um governo de continuidade, o prefeito reeleito deseja que o escritório faça análises de acertos, erros e gargalos dos primeiros quatro anos de gestão. A partir disso, a intenção é projetar caminhos para cumprir as promessas de campanha para o próximo período.
Outra atribuição do escritório de transição será desenhar a estrutura e composição do segundo governo, o que será referendado com a aprovação de uma reforma administrativa na Câmara de Vereadores.
Melo anunciou que o grupo será composto por pessoas de dentro e de fora do governo, para ter uma visão mais ampla. Escolhido para a coordenação técnica, Beltrand é um nome que vem de fora da prefeitura. Em seu currículo, ele destaca ter assessorado processos de tomada de decisões estratégicas em uma série de grandes empresas e instituições como o Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) e o Conselho de Desenvolvimento Metropolitano do RS.
Melo deve fazer o anúncio oficial sobre a escolha de Beltrand após encerrar a maratona de reuniões de alinhamento político. O escritório de transição também terá uma coordenação política: para essa tarefa estão entre os cotados o experiente político Cezar Schirmer e o coordenador-geral de campanha André Coronel. O PL, partido da vice-prefeita eleita Betina Worm, também deve ter destaque no processo transitório.