O prefeito reeleito de Porto Alegre, Sebastião Melo irá anunciar, entre esta quarta (30) e quinta-feira (31), os primeiros detalhes sobre o escritório de transição. O comunicado tende a ser parcial, mas deverá conter a divulgação de integrantes e áreas de governo, projetos estratégicos e políticas públicas a serem analisadas pelo grupo.
Melo convocou uma reunião da atual composição do secretariado para a manhã de quinta, no Instituto Caldeira, e a intenção é realizar o encontro já com a oficialização do escritório de transição.
O objetivo de fazer o anúncio até quinta é reforçado pelo fato de o feriado do Dia do Servidor ter sido prorrogado para acontecer na sexta-feira (1°).
Melo comunicou a criação do escritório de transição em entrevista coletiva no domingo (27), após vencer a eleição em segundo turno.
Embora seja um governo de continuidade, Melo entende que é importante reunir quadros técnicos e políticos, inclusive de fora da prefeitura, que possam avaliar acertos, erros e gargalos dos primeiros quatro anos de gestão. A intenção é mapear desafios para a execução das promessas de campanha.
Outra tarefa do escritório de transição será auxiliar no desenho das secretarias do próximo governo, dentro da reforma administrativa. Um exemplo disso é criação da Secretaria de Turismo e Eventos, considerada provável entre aliados. O nome de Cezar Schirmer, atual secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, está entre os cotados para o escritório de transição. A vice-prefeita eleita Betina Worm (PL) também deverá compor.
Melo já sinalizou que, em 2025, começará um novo governo e os atuais secretários e assessores podem ser substituídos, levando em consideração as análises do prefeito, dos partidos e a futura correlação de forças da base aliada na Câmara de Vereadores.