O prefeito reeleito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), se juntou a centenas de apoiadores e líderes políticos para celebrar a vitória na eleição deste domingo (27), em frente ao comitê de campanha na Avenida Pernambuco. Ele obteve 61,53% dos votos válidos no segundo turno.
Esfuziante, subiu ao trio elétrico cantando o jingle "de chapéu de palha ele vai, de chapéu de palha ele vem", peça icônica da campanha. Dançou com a primeira-dama Valéria Leopoldino e arremessou um par de chinelos ao público.
— Quem quer chinelo? — bradou Melo.
O vice-prefeito Ricardo Gomes também lançou à massa, do alto do trio elétrico, um chinelo inflável gigante, do tamanho de uma pessoa adulta.
O prefeito reeleito decidiu adotar durante a campanha o apelido "chinelão". Incialmente, era uma alcunha pejorativa utilizada por opositores para se referir a ele. A campanha de Melo transformou isso em marketing para reforçar a imagem de homem simples.
— Eu quero, de novo, o chinelão do povo! — cantou a militância.
Melo saudou os apoiadores e agradeceu pelo empenho durante a campanha. Ele destacou as crises enfrentadas durante o primeiro mandato, a pandemia de coronavírus e a enchente de maio, e afirmou que, agora, começa o desafio de fazer um "governo melhor".
O prefeito repetiu o discurso, feito também em coletiva de imprensa após a confirmação da vitória, de que não funcionou a tentativa da oposição de culpar a gestão dele pela destruição causada pela enchente.
— Olho para trás e vejo 16 de fevereiro de 1978, quando aportei nessa cidade vindo de Piracanjuba. Comecei minha vida aqui sendo balconista de lancheria. O sentido da vida é deixar contribuição — declarou Melo, que desceu do trio elétrico para corpo a corpo com os simpatizantes.
No local da festa, na Avenida Pernambuco, havia quiosques de churrasquinho, entrevero e bebidas. Entre o público, maioria de bandeiras em amarelo e azul, cores da campanha de Melo. Após a celebração, que durou cerca de 40 minutos, o prefeito reeleito seguiu para a Churrascaria Barranco, onde a comemoração teria continuidade em jantar com aliados políticos.