Para 2,1 milhões de eleitores gaúchos, domingo (27) será dia de retornar às urnas. Eles estão espalhados em pelo menos cinco cidades do Rio Grande do Sul e, para evitar um grande número de abstenções, medidas foram tomadas pelos governos estadual e municipais.
O eleitor que não transferiu o seu título e está morando em outra cidade poderá solicitar gratuitamente uma passagem intermunicipal para poder comparecer às urnas. Conforme os decretos, basta apresentar o título de eleitor para o motorista ou cobrador do ônibus para receber o benefício.
Em viagens intermunicipais de longo curso, o transporte gratuito começa às 8h do sábado (26) e termina às 8h da segunda-feira (28). Já para viagens realizadas pelo Sistema Estadual de Transporte Metropolitano Coletivo de Passageiros (SETM), a gratuidade é para os percursos realizados entre as 7h e às 18h do domingo do segundo turno das eleições.
Passe livre no 2º turno
Porto Alegre
Assim como no primeiro turno, o domingo será de passe livre na Capital. De acordo com o decreto, a isenção vale para todos os usuários do transporte coletivo por ônibus. Para cobrir a demanda, os horários serão os mesmos dos de dias úteis. A medida foi tomada para facilitar o acesso ao voto para todos os moradores de Porto Alegre.
Canoas
Conforme a Prefeitura de Canoas, a cidade mantém o passe livre garantido desde a enchente de maio. A medida deve seguir enquanto o decreto de calamidade pública estiver em vigor. Não foi informado se os ônibus circularão com a tabela de horário de dias úteis ou de domingos e feriados.
Caxias do Sul
Os eleitores de Caxias do Sul também terão acesso livre ao transporte público no domingo de eleição do segundo turno. De acordo com a prefeitura, um decreto deve ser publicado ainda nesta semana. A gratuidade abrange desde a primeira à última viagem do dia. Não há informação se terá aumento da frota ou se os ônibus circularão com a tabela de horário de domingo.
Pelotas
No Sul do estado, os eleitores de Pelotas também terão passe livre no segundo turno. Além da tabela normal de domingos, os ônibus urbanos das linhas de maior demanda circularão com aumento de 33% dos horários. Conforme nota da prefeitura, na zona rural, a linha Maciel terá acréscimo de quatro horários – dois de ida e dois de volta.
Santa Maria
Para os eleitores de Santa Maria, a prefeitura garantiu gratuidade no transporte coletivo para o dia do segundo turno da eleição municipal. O passe livre abrange as viagens realizadas entre as 6h e 22h. Além disso, haverá o aumento de 30% da frota que circula aos domingos.