Faltando uma semana para o segundo turno das eleições municipais, os candidatos à prefeitura de Porto Alegre aproveitaram o final de semana ensolarado para tentar conquistar o eleitorado com estratégias de corpo a corpo.
As atividades presentes nas agendas de Maria do Rosário (PT) e Sebastião Melo (MDB) nesses últimos dias envolveram caminhadas, carretadas e eventos públicos. As ações são similares àquelas usadas no primeiro turno, quando Melo recebeu 49,72% dos votos válidos, e Maria somou 26,28%.
Zero Hora obteve acesso às agendas dos dois candidatos. Confira o que eles fizeram no sábado (19) e neste domingo (20):
Maria do Rosário (PT)
Seguindo a tendência do último final de semana, quando participou de mutirões e eventos públicos em parques da Capital, a candidata Maria do Rosário começou este domingo com uma caminhada no Parque da Redenção.
Por cerca de duas horas, ela e a vice, Tamyres Filgueira (PSOL), tiraram fotos com apoiadores, conversaram com quem circulava pelo parque e seguiram caminhada até o brique. Lá, participaram de um ato e discursaram em um carro de som.
— O meu objetivo, da Tamyres e desta ampla frente aqui reunida é a preservação do verde, é enfrentar a mudança climática numa cidade positiva e em atitude sustentável — afirmou Maria durante discurso.
A mobilização na Redenção contou com a presença de parlamentares e dos ex-prefeitos de Porto Alegre Olívio Dutra e Raul Pont. Eles prestaram apoio à candidatura de Maria.
Depois, ela realizou uma caminhada no Morro Santa Tereza, na Zona Sul. Por lá, conversou com a comunidade e apresentou suas propostas de governança. Maria seguiu, então, em carreata até o bairro Ipanema, também na Zona Sul, onde foi realizada uma nova caminhada.
Já no sábado, Maria do Rosário cumpriu agenda pela manhã no bairro Lomba do Pinheiro, na Zona Leste. Durante a tarde, a programação seguiu até a Restinga, e à noite, passou pelo Centro, pela Cidade Baixa e pelo Bom Fim. Os compromissos foram finalizados em interlocução com aliados pelos bares da Rua Cabral, no bairro Rio Branco.
Sebastião Melo (MDB)
Na manhã deste domingo, Sebastião Melo e a vice, Betina Worm (PL), visitaram a Caminhada das Vitoriosas, evento em alusão ao Outubro Rosa e que é promovido pelo Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama). Na sequência, participaram de uma mobilização que reuniu apoiadores no Parque Marinha do Brasil, onde também foi gravado um programa eleitoral de televisão.
No final da manhã, o candidato realizou uma visita à Igreja São Geraldo, no Quarto Distrito, para celebrar os cem anos da entidade, e seguiu em uma caminhada, no período da tarde, pela Orla do Guaíba. Melo tirou licença do cargo e ficará afastado da prefeitura a partir de segunda-feira (21).
No sábado, ele realizou uma caminhada pelo bairro Sarandi, na Zona Norte, acompanhado de lideranças policiais e militares. O trajeto, que começou na Avenida Souza Melo e seguiu até a Rua Aderbal Rocha de Fraga, teve sequência em uma carreata que foi até a Vila Asa Branca.
Lá, Melo e Betina visitaram a Casa de Bombas 22, do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), e dialogaram com moradores sobre o funcionamento da estrutura. Logo após, circularam por restaurantes e comércios do bairro, que foi um dos mais atingidos pela enchente de maio.
— Já começamos as obras de reforço no sistema de proteção da cidade. Juntos, seguiremos a reconstrução do Sarandi e de tantas outras regiões que precisam do nosso cuidado e atenção — disse Melo na ocasião.
A agenda de sábado ainda incluiu uma visita ao Mercado Público da Capital e uma caminhada pelo Parque Marinha do Brasil até o Viaduto Dom Pedro. Melo aproveitou a caminhada para tirar fotos com torcedores que estavam à caminho do Gre-Nal.