O jornalista Henrique Ternus colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
Para focar nos últimos dias da campanha em que disputa a reeleição, o prefeito Sebastião Melo (MDB) tirou nova licença do cargo. Melo se afasta da prefeitura a partir de segunda-feira (21) e deixa a cidade sob o comando do vice-prefeito, Ricardo Gomes, até 29 de outubro, a terça-feira pós-segundo turno.
O anúncio foi feito em nota publicada pela prefeitura na tarde desta sexta-feira (18). Licenciado do cargo, Melo deve intensificar a campanha nas ruas, com carreatas e caminhadas pelos bairros de Porto Alegre na reta final da disputa.
Assim como no primeiro turno, quando deixou a prefeitura quatro dias antes da votação, Melo confirmou a decisão de tirar oito dias de férias após entender que não havia nenhuma previsão climática adversa para a próxima semana.
— O prefeito estava muito ansioso para fazer uma agenda mais próxima, junto às comunidades, e agora com as férias ele vai poder estar mais presente nas agendas nas comunidades, no comércio e até mesmo nas sinaleiras. Tem uma diferença muito grande das agendas com a participação dele e sem ele, a campanha é outra. Quando ele participa há, naturalmente, uma participação maior de militantes e agentes da comunidade — explica André Coronel, coordenador-geral da campanha.
Desde agosto, Melo equilibra as atividades de campanha com as obrigações do Executivo, e argumenta ter dificuldades de participar de atos nas ruas em função da agenda apertada.
Mesmo com a distância entre Melo e a adversária, Maria do Rosário (PT), evidenciada pela última pesquisa Quaest, a campanha do prefeito quer intensificar a presença nas ruas na tentativa de fortalecer o vínculo de quem já vota em Melo e atrair possíveis novos eleitores.
— Entendemos que estamos num bom caminho, a comunicação está boa, entendemos que o eleitor está compreendendo os projetos que o Melo vem apresentando. A gente espera realmente vencer a eleição, mas quem decide é o eleitor — avalia Coronel.
Sebastião Melo disputa o segundo turno pela prefeitura de Porto Alegre contra Maria do Rosário (PT). O pleito derradeiro está marcado para 27 de outubro.