A primeira pesquisa Quaest para o segundo turno da eleição pela prefeitura de Porto Alegre mostra Sebastião Melo (MDB) com 52% das intenções de voto, ante 30% de Maria do Rosário (PT), em votos totais. Divulgado nesta quinta-feira (17), o levantamento indica que 3% dos eleitores ainda estão indecisos e outros 15% dispostos a votar em branco, nulo ou não comparecer às urnas.
Esses índices aparecem no cenário estimulado, no qual os entrevistados recebem um disco com os nomes dos candidatos.
A Quaest também quis saber se a escolha dos eleitores era definitiva ou se eles ainda poderiam trocar o voto. Um total de 84% respondeu que está convicto da decisão e não pretende mudar de candidato. Outros 16% afirmaram que ainda estão propensos a alterar a escolha.
No questionário espontâneo, quando os nomes dos postulantes à prefeitura não são antecipados, Melo tem 45% das intenções de voto e Rosário, 25%. O número de indecisos alcança 21%, enquanto nulos, brancos, nulos e abstenções somam 9%.
Ficha técnica
A pesquisa, contratada e paga pelo Grupo RBS, foi realizada com 900 pessoas, utilizando questionário estruturado, entre os dias 14 e 16 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob protocolo RS-08359/2024.
Pesquisas eleitorais
O Grupo RBS não faz pesquisas eleitorais nem divulga levantamentos encomendados por partidos, candidatos ou governos. Para atender ao interesse de seu público, os veículos do grupo somente contratam e divulgam resultados de institutos reconhecidos. Neste ano, contratou a Quaest, empresa de consultoria e pesquisa que reúne tecnologia e inteligência de dados, para fazer as sondagens referentes à eleição para prefeito de Porto Alegre. Fundada em 2016, a Quaest tem sede em Belo Horizonte.