A primeira sondagem Quaest do segundo turno em Porto Alegre também quis saber qual é o sentimento dos eleitores em relação à eleição para a prefeitura da Capital. Nas respostas, 51% dos entrevistados disseram ter medo de eleger Maria do Rosário (PT). Já outros 31% afirmaram temer a reeleição de Sebastião Melo (MDB).
Um contingente de 5% disse ter receio dos dois e 7% de nenhum, enquanto 6% não sabem ou não responderam.
A Quaest também sondou o interesse dos porto-alegrenses na eleição. Quase metade dos entrevistados, 42%, têm pouco interesse da disputa. Outros 37% disseram estar muito interessados no pleito. A faixa da população que não está nada interessada na eleição alcança 21%.
Ficha técnica
A pesquisa, contratada e paga pelo Grupo RBS, foi realizada com 900 pessoas, utilizando questionário estruturado, entre os dias 14 e 16 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob protocolo RS-08359/2024.
Pesquisas eleitorais
O Grupo RBS não faz pesquisas eleitorais nem divulga levantamentos encomendados por partidos, candidatos ou governos. Para atender ao interesse de seu público, os veículos do grupo somente contratam e divulgam resultados de institutos reconhecidos. Neste ano, contratou a Quaest, empresa de consultoria e pesquisa que reúne tecnologia e inteligência de dados, para fazer as sondagens referentes à eleição para prefeito de Porto Alegre. Fundada em 2016, a Quaest tem sede em Belo Horizonte.