Um vídeo em que manifestantes bolsonaristas aparecem pedindo "S.O.S." com celulares sobre as cabeças em frente ao Comando Militar do Sul (CMS), no Centro Histórico de Porto Alegre, viralizou nas redes sociais nesta segunda-feira (21). O registro foi feito pelo fotógrafo e videomaker Marcelo Nunes que passava pelo local de bicicleta na noite de domingo (20).
Na filmagem, que tem 1m21s, os manifestantes aparecem em um círculo segurando com uma das mãos celulares sobre as suas cabeças com as lanternas ligadas apontadas para o céu. Com a outra mão, o grupo faz um tipo de aceno sobre os celulares iluminados.
Ao centro do círculo, um painel confeccionado com luzes coloridas em neon exibe a palavra S.O.S. — código universal para pedido de socorro. Enquanto gesticulam, é possível ouvir vozes expressando “S.O.S.” e “general, olha nós”.
Na gravação, a maioria dos manifestantes veste roupas verde e amarelo; muitos estão enrolados com a bandeira do Brasil. O vídeo foi originalmente compartilhado no Facebook de Nunes e, até as 21h desta segunda-feira, já contava com mais de 1,2 mil visualizações e mais de 600 comentários.
No texto da publicação, o fotógrafo relatou sua experiência. "Pessoal, fui dar um rolê de bike como faço sempre. Filmei essa pérola dos golpista pedindo ajuda extraterrestre com celular na cabeça, fazendo sinais de luz e pedindo ajuda do 'general'", escreveu.
A manifestação antidemocrática dos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro ocorre entre as ruas 7 de Setembro e Padre Tomé desde o início do mês, após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais. São atos antidemocráticos porque não reconhecem o resultado da eleição e pedem intervenção militar.
Pelo menos seis vezes, a Brigada Militar (BM) já notificou o grupo, que acampa no local. Em 1o de novembro, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou que todas as vias do país ocupadas por manifestantes contrários ao resultado das eleições presidenciais fossem desobstruídas.