As urnas eletrônicas de sete das 10 zonas eleitorais de Porto Alegre começaram a ser transportadas para os locais de votação na manhã desta quinta-feira (27). As primeiras vans chegaram às 7h20min ao depósito do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na Zona Norte, para receber os equipamentos.
O início do procedimento foi antecipado devido ao Dia do Servidor Público, nesta sexta (28).
O transporte das 3.061 urnas lacradas é feito individualmente, em caixas de papelão. A frota que carrega os equipamentos é composta por 59 veículos, que vão distribuir até sábado (29) os dispositivos em 359 endereços da Capital.
— É a mesma operação do primeiro turno. No segundo, fica mais fácil para deixar apenas os candidatos ao governo (do Estado) e à Presidência na urna — explica o chefe da seção de urnas e voto informatizado do TRE, Vanderlei Santos.
A segurança é garantida por fiscais da Corte. Cada van tem cadastro de motoristas, roteiro e estimativa de tempo para chegar até o local de destino. O processo de checagem das urnas começa no galpão de armazenamento e termina na mesa em que ela será colocada e instalada, no local de votação.
— Se a urna chega ao local de votação com o lacre violado, vamos apurar a ocorrência. Se necessário, trocamos a urna pela reserva, com um processo simples de troca de dispositivos de memória interna — detalha Santos.
O segundo turno das eleições 2022 ocorre no próximo domingo (30), das 8h às 17h.