O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta segunda-feira (31), em São Paulo, o presidente da Argentina, Alberto Fernández. Foi num hotel, no bairro Jardim Paulista, que está servindo de QG dos primeiros passos do futuro governo petista. O peronista viajou para o Brasil com o único compromisso de cumprimentar Lula pela vitória na eleição presidencial. Foi a primeira visita que o petista recebeu de um líder de uma nação. Vários outros o parabenizaram pela vitória ou em redes sociais ou por telefonemas.
— É uma enorme alegria me encontrar com meu querido amigo e presidente eleito do Brasil, Lula, Luiz Inácio Lula da Silva. A mais alta consideração que eu posso ter por alguém, eu tenho por ele. Na verdade, não queria estar ausente hoje, sabendo dos momentos difíceis que ele passou — disse Fernández.
O líder argentino disse que todo o encontro com Lula é muito bom e muito proveitoso. Disse que falaram mais sobre futuro do que de passado.
— Com Lula compartilhamos o mesmo pensamento, da necessidade de integração da América Latina e da necessidade que a democracia se consolide no continente e que os processos eleitorais sejam devidamente respeitados. Precisamos trabalhar juntos para fazer a região crescer — destacou.
Conforme Alberto Fernández, Lula disse que o primeiro país que ele visitará ainda antes da posse em primeiro de janeiro será a Argentina.
— Ele sabe que a Argentina é a casa dele. Todos gostamos e respeitamos muito ele — concluiu.
Fernández encerrou sua manifestação felicitando o povo brasileiro pela escolha. Sem responder perguntas, deixou o hotel e partiu para o aeroporto para retornar a Buenos Aires.