Sete das oito rádios do Nordeste citadas pela campanha de Jair Bolsonaro (PL) em relatório encaminhado pela campanha de Bolsonaro ao Tribunal Superior Eleitoral contestaram a denúncia de que deixaram de divulgar propaganda do presidente. A equipe do candidato à reeleição alega que houve irregularidade em inserções eleitorais por emissoras de rádios.
Das oito emissoras que contam no relatório, só uma admitiu problema em um dia, mas diz que o fato ocorreu porque a campanha do PL atrasou a entrega do material.
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, negou nesta quarta-feira (26), pedido da campanha do presidente para investigar se houve irregularidade em inserções eleitorais por emissoras de rádios. O presidente afirmou, logo depois, que vai recorrer da decisão.
O que diz cada uma das emissoras citadas:
Rádio Povo de Poções e Rádio de Feira de Santana (BA), ambas do mesmo grupo, sustentam que todo o material recebido das coligações que disputam o segundo turno presidencial foi veiculado conforme determinações do tribunal eleitoral. Dizem que “não houve erros ou omissões”.
Rádio Integração FM, de Surubim (PE), informou ter feito levantamento de todas as inserções veiculadas e identificou que há divergência com o que foi sustentado pelo partido de Bolsonaro. Cita como exemplo uma inserção que o PL alega que deveria ter sido veiculada às 7h5min do dia 10 de outubro. Neste horário, a rádio estava transmitindo o horário eleitoral.
Rádio Bispa, de Recife (PE), negou que não tenha veiculado inserções e afirmou que a frequência que aparece no relatório da campanha de Bolsonaro não é a da emissora.
Rádio Viva Voz, de Várzea da Roça (BA), diz que recebeu as inserções da campanha de Lula em 6 de outubro, mas que a campanha de Bolsonaro só encaminhou as propagandas no dia 10. Em nota, a emissora diz que tem os e-mails para comprovar essa informação e que está disponível para prestar esclarecimentos.
Rádio Extremo Sul, de Itamaraju (BA), diz que houve um problema no software que gera a grade de veiculação de conteúdo da emissora só no dia 14 de outubro. A falha teria levado à divulgação de 15 inserções a mais de Lula. A rádio atribuiu a discrepância entre os candidatos ao atraso na entrega do material pela campanha de Bolsonaro.
Rádio hits (PE), à Folha de S. Paulo, apontou inconsistências no relatório do PL. Diz ter verificado que veiculou 25 inserções do PL em 7 de outubro, e não 23 como afirma a Audiency, empresa contratada para fazer o relatório. E que veiculou outras 25 em 14 de outubro, e não 21 como disse a Audiency.
A rádio Clube FM, de Santo Antônio de Jesus (BA), não havia se posicionado até a publicação desta reportagem.