Um grupo de manifestantes se concentra desde às 17h desta segunda-feira (31) em frente às lojas Havan e Stok Center, na Avenida Assis Brasil, zona norte da Capital, em protesto à eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no domingo (30). Cerca de 30 pessoas atearam fogo em pneus e bloquearam três das quatro pistas da avenida no sentido Cachoeirinha-Porto Alegre.
Com bandeiras do Brasil, os manifestantes exibem cartazes com os dizeres “Liberdade”, “Luto”, “Exigimos voto em cédula” e “Atenção, Segurança Nacional em risco”. Inicialmente, todas as pistas haviam sido interrompidas e os motoristas que tentavam furar o bloqueio eram hostilizados. Mas, em seguida, a pista da esquerda foi liberada e o trânsito ficou lento, mas não parado na região.
Incentivados pelos manifestantes, muitos motoristas que passavam pelo local buzinavam em apoio ao ato, realizado por eleitores de Jair Bolsonaro (PL), derrotado na eleição presidencial.
O protesto contra o resultado do pleito estava marcado para as 16h. Neste horário, começaram a chegar manifestantes ao estacionamento da loja Havan. Eles ficaram concentrados no local à espera de mais apoiadores até que, pouco antes das 17h, retiraram pneus de um veículo, levaram até a pista e iniciaram o bloqueio.
A Brigada Militar acompanha o ato e conversa com os manifestastes para que não haja incidentes. Até o momento, o reflexo é a lentidão na Avenida Assis Brasil no sentido a Porto Alegre, que gera congestionamento.