O presidente da Argentina, Alberto Fernandez, chegou por volta das 13h desta segunda-feira (31) no hotel onde o presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), está reunido com líderes políticos, em São Paulo. Ele passou com sua escolta direto para a garagem, sem falar com a imprensa. Fernandez é o primeiro presidente de uma nação a se encontrar com o petista após o resultado da eleição.
No domingo (30), após o resultado das urnas, o líder argentino postou: “Sua vitória abre um novo tempo para a história da América Latina. Um tempo de esperança e futuro que começa hoje”. E acrescentou: “Aqui você tem um parceiro para trabalhar e sonhar com o bem-estar nossos povos”.
Antes da chegada de Fernandez, quem esteve reunido com Lula foi o ex-presidente do Uruguai, José Mujica.
Nos discursos de campanha e após o resultado da eleição, Lula disse que pretende retomar as relações internacionais, que, segundo ele, foram canceladas pelo governo Bolsonaro.
Transição
Lula ainda aguarda uma posição do presidente Jair Bolsonaro para formar sua equipe que será responsável pela transição de governo. Quem deve conduzir esse processo do lado petista é o ex-ministro e coordenador da campanha de Lula, Aloizio Mercadante, e a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann. Também deverá integrar a equipe o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, do PSB.