O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversou por telefone nesta segunda-feira (31) com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para parabenizá-lo pela vitória nas eleições.
Na conversa que durou 20 minutos, conforme a assessoria do petista, trataram de temas essenciais, como a importância da democracia, da preservação do meio ambiente e sobre como ampliar a cooperação entre os dois países.
Segundo comunicado emitido pela Casa Branca, o americano elogiou a força das instituições democráticas brasileiras após "eleições livres, justas e confiáveis". De acordo com a publicação, os dois líderes discutiram o forte relacionamento entre os Estados Unidos e o Brasil.
Além disso, o comunicado afirma que ambos se "comprometeram a continuar trabalhando como parceiros para enfrentar desafios comuns", incluindo o combate às mudanças climáticas, segurança alimentar, promoção da inclusão e democracia e gestão da migração regional
Além disso, em bastidor depois confirmado publicamente pela presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PT), Biden tentou ligar para Lula ainda no domingo (30), mas a ligação caiu.