A segunda pesquisa Ipec para o segundo turno das eleições para a Presidência da República foi divulgada nesta segunda-feira (10). O levantamento mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 51% das intenções de voto e o atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), com 42%.
De acordo com o levantamento, encomendado pela Globo, votos brancos e nulos somam 5% e 2% não sabem ou não responderam.
Na métrica da contagem final do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a de votos válidos, Lula tem 55% e Bolsonaro, 45%. Para calcular os votos válidos, são excluídos os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos.
A primeira pesquisa Ipec para o segundo turno, divulgada na última quarta-feira (5), mostrava Lula com 51% das intenções de voto e candidato à reeleição, Bolsonaro, com 43%. Brancos e nulos eram 4%, e 2% se diziam indecisos.
O segundo turno acontece em 30 de outubro. No primeiro turno, realizado no último dia 2, Lula teve 48,4% dos votos válidos (que desconsideram brancos e nulos), enquanto Bolsonaro somou 43,2%.
A pesquisa apontou ainda que a rejeição do atual presidente é de 48%, enquanto a de Lula é de 42%. A rejeição de Bolsonaro oscilou dois pontos porcentuais para baixo em relação ao levantamento anterior, do dia 5. Já a de Lula fez oscilou para cima os mesmos dois pontos.
Na pesquisa Ipec, foram entrevistadas 2 mil pessoas entre sábado (8) e segunda-feira (10), em 130 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%, o que significa que, se ela fosse aplicada cem vezes, daria resultados dentro da margem de erro em 95 casos.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02853/2022.
Sobre pesquisas
O Grupo RBS não faz pesquisas eleitorais. Em todas as eleições, contrata uma empresa que tenha experiência. Neste ano, contratou o Ipec para fazer sondagens referentes às eleições para governador, senador e presidente no RS. Há mais de 20 anos, o Grupo RBS não divulga sondagens encomendadas por partidos e candidatos ou que não tenham registro na Justiça Eleitoral. Pesquisas são tratadas como conteúdo acessório e são o retrato de um momento da campanha. O foco de nossa cobertura eleitoral está nas propostas dos candidatos para questões de interesse dos eleitores.