Relatos nas redes sociais mostram que eleitores brasileiros voltaram a enfrentar filas nos locais de votação em grandes cidades da Europa neste domingo (30). Na maioria dos países da União Europeia (UE), a votação começou às 4h, pelo horário de Brasília.
Na França, as primeiras horas de votação foram de grande movimentação de brasileiros em diversas ruas de Paris. Segundo relatos de eleitores, o tempo de espera na fila chega a quatro horas, demora maior do que no primeiro turno. Apenas uma zona eleitoral foi disponibilizada para todo o país, da mesma forma como foi feito no dia 2 de outubro.
Em Lisboa, em Portugal, as filas começaram a se formar até duas horas antes da votação ter início. A capital portuguesa é o maior colégio eleitoral brasileiro no Exterior, com cerca de 45,2 mil eleitores aptos a votar, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em Milão, brasileiros voltam a enfrentar longas filas, mostram vídeos que circulam no Twitter. Desde o primeiro turno, os eleitores que moram no Norte da Itália têm um colégio como opção para votar. Em eleições passadas, eram três espalhadas nas regiões de Lombardia e Veneto.
Segundo maior colégio brasileiro na Europa, Londres abriu as urnas às 5h, pelo horário de Brasília. Por lá, as filas andam rápido e policiais advertem eleitores que passam buzinando pelo West London College, onde ocorre a votação.
Em Zurique, na Suiça, apesar do relatos de três horas aguardando para votar, a sensação dos eleitores é de que a organização está melhor em relação ao primeiro turno. Em Genebra, segundo ponto de vacinação suíço, a movimentação é tranquila.
De acordo com o jornal Folha de São Paulo, nas capitais francesa, alemã e britânica o tempo de espera chegou a ser de três horas no primeiro turno. Ao final do horário de votação em Paris, cerca de 2 mil pessoas ainda aguardavam na fila.