Debate do Grupo RBS, na tarde desta quarta-feira (21), reuniu os candidatos à única vaga em disputa para a bancada gaúcha no Senado nas eleições de 2022. Seis dos nove concorrentes participaram do encontro, que teve mediação da jornalista Simone Lazzari,apresentadora do Bom Dia Rio Grande, da RBS TV.
Foram convidados os postulantes ao Senado de partidos e federações que contam com pelo menos cinco representantes no Congresso Nacional. Estiveram presentes os candidatos Ana Amélia Lemos (PSD), Comandante Nádia (PP), Maristela Zanotto (PSC), Olívio Dutra (PT), Professor Nado (Avante) e Sanny Figueiredo (PSB).
O candidato e vice-presidente da República, Hamilton Mourão (Republicanos) foi convidado, mas não compareceu. Com a viagem do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Reino Unido e aos Estados Unidos, Mourão também teve de rumar ao Exterior para evitar assumir a cadeira de presidente da República interinamente. Caso ele tivesse permanecido no país e assumido, ficaria inelegível e estaria fora da disputa ao Senado.
A seguir, veja como foi o debate:
O resumo
O debate teve início às 15h e ocorreu no estúdio da RBS TV, no Morro Santa Tereza, em Porto Alegre, com duração de duas horas. Em quatro blocos, os candidatos ao Senado responderam a perguntas formuladas por jornalistas de g1 RS, GZH, Rádio Gaúcha e Zero Hora e também puderam formular questões para os adversários. Temas como segurança pública, dívida do Estado com a União, contas públicas do RS, programas sociais e educação foram alguns dos assuntos abordados.
O debate em vídeo
O debate em fotos
Bloco a bloco
Primeiro bloco
A primeira parte do debate foi de perguntas entre os candidatos, com tema livre. A ordem de participação foi definida por sorteio. Eles tiveram 30 segundos para fazer o questionamento, enquanto o concorrentes teve 1min30seg para dar sua resposta. O candidato que perguntou teve ainda um minuto para a réplica.
- O Professor Nado foi o primeiro a perguntar. Ele escolheu a candidata Ana Amélia Lemos e fez o questionamento sobre a dívida do Estado com a União.
- A candidata Sanny Figueiredo escolheu a Comandante Nádia e fez a pergunta sobre segurança pública.
- Ana Amélia escolheu a candidata Maristela Zanotto para responder pergunta sobre o tema das fake news.
- A Comandante Nádia escolheu o candidato Olívio Dutra para responder sobre desencarceramento.
- A candidata Maristela Zanotto escolheu o Professor Nado para responder pergunta sobre as pesquisas eleitorais.
- Por fim, o candidato Olívio Dutra perguntou para Sanny Figueiredo acerca do tema da cultura.
Segundo bloco
No segundo bloco, os jornalistas Elói Zorzetto, Kelly Matos, Lilian Lima e Rosane de Oliveira fizeram perguntas de candidatos. A ordem foi escolhida previamente, por sorteio. O candidato que respondeu a pergunta escolheu outro concorrente para comentar.
- O jornalista Elói Zorzetto foi o primeiro a perguntar. Ele questionou o Professor Nado sobre o orçamento secreto e a Comandante Nádia fez os comentários.
- A jornalista Rosane de Oliveira perguntou à Comandante Nádia sobre posse e porte de armas. Ana Amélia Lemos fez os comentários.
- A jornalista Lilian Lima questionou o candidato Olívio Dutra sobre o Produto Interno Bruto (PIB) gaúcho. Ele escolheu a candidata Sanny Figueiredo para fazer os comentários.
- A jornalista Kelly Matos questionou a candidata Maristela Zanotto sobre o rol taxativo. Olívio Dutra fez os comentários.
- O jornalista Elói Zorzetto perguntou para a candidata Sanny Figueiredo sobre contas públicas do Estado. Coube ao candidato Professor Nado fez os comentários.
- A jornalista Rosane de Oliveira fez a pergunta a Ana Amélia Lemos sobre a escolha dos ministros do STF. A candidata Maristela Zanotto fez os comentários.
Terceiro bloco
Na terceira parte do debate, os candidatos fizeram perguntas entre eles. Antes de cada questionamento, a mediadora sorteava o tema. Os candidatos tiveram 30 segundos para fazer a pergunta ao concorrente escolhido por ele, que teve 1min30seg para responde-la. Depois, quem fez a pergunta teve mais um minuto para a réplica. A ordem foi definida por sorteio:
- O primeiro tema sorteado foi educação. Professor Nado escolheu a Comandante Nádia para responder o questionamento.
- O segundo tema sorteado foi o Supremo Tribunal Federal (STF). Maristela Zanotto escolheu o candidato Olívio Dutra para responder.
- O terceiro tema sorteado foi programas sociais. A candidata Sanny Figueiredo escolheu Ana Amélia Lemos para responder.
- O quarto tema sorteado foi reforma tributária. A candidata Comandante Nádia escolheu o Professor Nado para responder a pergunta.
- O quinto tema sorteado foi reeleição. A candidata Ana Amélia Lemos escolheu Maristela Zanotto para responder.
- O sexto tema sorteado foi emprego. Olívio Dutra perguntou para a candidata Sanny Figueirado.
Quarto bloco
Na última parte do debate, os jornalistas Elói Zorzetto, Kelly Matos, Lilian Lima e Rosane de Oliveira voltaram a fazer questionamentos aos candidatos. Cada um dos concorrentes teve 1min30seg para responder a pergunta. A ordem havia sido definida em sorteio:
- O jornalista Elói Zorzetto perguntou para a Comandante Nádia sobre o comprovante do voto.
- A jornalista Rosane de Oliveira perguntou a Maristela Zanotto sobre o fato de ela afirmar não ser uma pessoa "da política".
- A jornalista Kelly Matos questionou o candidato Olívio Dutra sobre a implementação do mandato coletivo.
- A jornalista Lilian Lima perguntou a Ana Amélia Lemos sobre o tema da saúde.
- A jornalista Kelly Matos perguntou a Sanny Figueiredo sobre as candidaturas do PSB, trazendo o fato de os primeiros nomes apresentados pela sigla terem desistido de concorrer.
- A jornalista Rosane de Oliveira perguntou ao Professor Nado sobre o que ele poderia fazer, no Senado, para resolver problemas que ele traz à tona e que são de competência do governo do RS.
Por fim, cada um dos candidatos teve tempo para fazer suas considerações finais. A ordem foi inversa a do primeiro bloco:
"Meu mandato vai ser para restabelecer a democracia, qualificá-la. O Estado democrático não pode ser de propriedade do governante", disse Olívio Dutra.
"Sou empresária, gero empregos e renda. Conheço a realidade pobre da Metade Sul e as dificuldades de empreender no nosso Estado", afirmou Maristela Zanotto.
"Com coragem, vitalidade, energia, quero fazer os embates necessários ao STF, defender o Estado em que moro e vivo", disse Comandante Nádia.
"Produzi mais de cem projetos. Economizei 70% do que tinha direito. Esse mandato me fez atender aos municípios, saúde e áreas de interesse do Estado", afirmou Ana Amélia Lemos.
"Sou a candidata oriunda das vilas. Não conheço a dor da dona Maria, eu sou a dona Maria, eu vivo nessas comunidades", afirmou Sanny Figueiredo.
" Podemos ter um senador próximo da realidade e do cotidiano. Que vai lutar para abrir escolas sim. Precisamos enfrentar as grandes questões do cotidiano", disse Professor Nado.