O candidato ao governo do Rio Grande do Sul pelo PSB, Vicente Bogo, prometeu nesta quarta-feira (28) ampliar os investimentos do Estado em educação, caso seja eleito. Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, Bogo lembrou do princípio da Constituição estadual que prevê aplicação de 35% da arrecadação de impostos na área.
— Hoje não se aplica os 35% da nossa Constituição na educação. As soluções passam por isso: melhoria na qualidade do ensino, o que implica trabalhar na formação de professores, se der, começar a recuperação salarial (dos professores). E precisamos envolver a comunidade (no ensino), trabalhar com empresas para colocar dentro da escola formação profissional e técnica — disse.
Bogo também defendeu que o Estado busque junto ao governo federal a compensação pelas perdas que terá em decorrência de mudanças no ICMS. O candidato prometeu compromisso com o equilíbrio fiscal do Estado.
— Se tivermos equilíbrio fiscal, teremos equilíbrio orçamentário. Eu entendo que é necessário que o Estado vá buscar o compromisso federal de reposição das perdas decorrentes da intervenção no ICMS. Se não houver isso, teremos perdas de R$ 5,7 bilhões.
Apesar de afirmar que defende a redução de impostos, Bogo admitiu que pode ser preciso ampliar o ICMS cobrado no Estado caso não haja a compensação federal pelas recentes perdas.
Nos últimos dias, o Gaúcha Atualidade ouviu os candidatos Ricardo Jobim (Novo), Edegar Pretto (PT), Rejane de Oliveira (PSTU), Vieira da Cunha (PDT), Luis Carlos Heinze (PP), Roberto Argenta (PSC), Eduardo Leite (PSDB) e Onyx Lorenzoni (PL).