Nesta segunda-feira (26), dia em que Ciro Gomes (PDT) lançou manifesto em que critica Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) e reafirma o seu nome como candidato à Presidência da República, Caetano Veloso, seu antigo apoiador, deu início a um movimento pelas redes sociais. O músico busca atrair eleitores do pedetista e convencê-los a votar em Lula.
Em vídeo, o cantor citou Leonel Brizola, ex-governador do Rio de Janeiro e figura histórica no PDT:
"Brizola dizia que artista não dá voto, mas que tira. Então...", disse Caetano, antes de surgir uma tela de fundo vermelho, onde aparece escrito #tiragomes.
Durante a manhã desta segunda, Ciro Gomes foi a público criticar a pressão que tem sofrido para abandonar a disputa presidencial e para que seus eleitores optem pelo voto útil — quando se escolhe um candidato à frente nas pesquisas e não aquele com o qual mais se identifica.
— É o que está acontecendo agora, quando estou sendo vítima de uma gigantesca e virulenta campanha nacional e internacional para retirada da minha candidatura. Anotem e leiam nos meus lábios: nada deterá a minha disposição de seguir em frente, a empunhar a bandeira do novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, e também a denunciar os corruptos, farsantes e demagogos, que tentam ludibriar a fé popular com as suas falsas promessas — afirmou Ciro Gomes.
Na sabatina promovida pelo Estadão e a Fundação Armando Alvares Penteado, na última quinta-feira (21), Ciro comentou sobre Caetano Veloso e outros apoiadores históricos que migraram para Lula e disse que estão todos "com a vida ganha".