Nova pesquisa do Datafolha sobre o pleito de outubro, realizada de terça-feira (20) a quinta-feira (22), mostra que uma parcela de 11% dos eleitores brasileiros afirma que pode mudar de candidato no primeiro turno da eleição presidencial, apoiando aquele que estiver em primeiro lugar nas pesquisas. O levantamento, divulgado neste sábado pelo jornal Folha de S. Paulo, aponta para um em cada cinco no caso dos eleitores de Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (PMDB). Entre os de Ciro Gomes, são 21% e entre os de Simone Tebet, 22%.
Líder nas intenções de voto, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 47% da preferência entre os votos totais, ante 33% do presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou menos. Entre os votos válidos, Lula tem 50%, com chances de vitória já no primeiro turno, que será realizado em 2 de outubro.
Contratada pela Folha e pela TV Globo, a pesquisa foi realizada junto a 6.754 eleitores em 343 cidades do país, e registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-04108/2022.
Voto útil
A campanha petista tem investido em passar a mensagem do voto útil aos eleitores nas últimas semanas. Apoiadores de Lula divulgaram nesta semana, nas redes sociais, um vídeo com atores e cantores, com a mensagem de "virar voto". Na ação, cantores como Gal Costa, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Nando Reis e Daniela Mercury, e atores como Denise Fraga, Drica Moraes e Cissa Guimarães, cantam repetidas vezes "vira, vira voto, vira, vira, vira" e, em seguida "Cada vira voto é coragem, resistência e esperança".