A senadora Soraya Thronicke (União Brasil-MS) apresentou nessa sexta-feira (12) o registro de candidatura à Presidência da República no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A chapa terá o economista e ex-secretário da Receita Federal Marcos Cintra como candidato ao cargo de vice-presidente.
A senadora declarou à Justiça Eleitoral uma lista de bens avaliados em um total R$ 783 mil, entre depósitos bancários e participações societárias. Cintra declarou patrimônio de R$ 12,5 milhões, incluindo depósitos, participações societárias, aplicações financeiras e objetos de arte.
No plano de governo apresentado ao TSE, entre outras medidas, a chapa defende a unificação dos tributos e contribuições federais para auxiliar na retomada da economia após a pandemia de covid-19, além de uma política de apoio aos micro e pequenos empreendedores.
Na educação, os candidatos propõem melhorar a remuneração e a qualificação de professores, combater a evasão escolar e adotar um plano conjunto com Estados e municípios para melhora dos índices educacionais. Na saúde, a chapa quer ampliar o atendimento do cidadão no Sistema Único de Saúde (SUS) e aumentar os recursos para a área.
O pedido de registro é uma formalidade necessária para que a Justiça Eleitoral possa verificar se os candidatos têm alguma restrição legal e não podem concorrer às eleições de outubro.
Até o momento, o TSE recebeu 11 pedidos de registros de candidatura à Presidência. Para os cargos de deputado estadual, federal, senador e governador, o registro é realizado nos tribunais regionais eleitorais.