Essenciais para a realização das eleições, mais de 26 mil mesários confirmaram, ao longo das últimas três semanas, que vão trabalhar no pleito de 2022 no Rio Grande do Sul. O número representa cerca de um quarto (24%) dos 108 mil mesários que estão sendo convocados no Estado.
Os dados são do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS). A Corte avalia que o número está dentro do esperado para o período. A convocação começou em 5 de julho e seguirá até a eleição.
– É um número normal. A gente tem ainda os mesários convocados que ainda não responderam – aponta Cássio Vicente Zasso, coordenador de Sistemas de Eleições e Logística do TRE-RS.
Em comparação com 2020, são cerca de 10 mil mesários a mais chamados no Estado. O total de colaboradores foi mais baixo em 2020 porque o TRE-RS cedeu urnas eletrônicas para outros Estados, reduzindo o número de seções e mesários.
Os mesários voluntários, que autorizaram contato por meios digitais, em geral são convocados por e-mail e WhatsApp. Os demais são convocados pelos Correios ou presencialmente por servidores da Justiça.
O TRE-RS estima que o treinamento dos mesários começará em 15 de agosto. A rotina de capacitação é coordenada por cada cartório eleitoral, privilegiando o treinamento presencial para aqueles que assumirão as funções de presidente da seção e primeiro mesário. Clique aqui e conheça o manual do mesário preparado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Conforme o TRE-RS, em média, dois terços dos mesários são voluntários. Em Porto Alegre, onde há um contingente maior de servidores públicos, este índice chega a cerca de 90%. Ainda é possível se inscrever como voluntário para as eleições deste ano, nos sites do TSE ou do TRE-RS.
O Tribunal Regional Eleitoral planeja distribuir os 108 mil mesários em 8.097 locais de votação, como escolas, salões paroquiais e ginásios. Cada local pode abrigar de uma a dezenas de seções eleitorais.