A calçada em frente à Escola Estadual de Ensino Médio Baltazar de Oliveira Garcia, no bairro Jardim Leopoldina, zona norte da Capital, amanheceu e permaneceu coberta de panfletos durante o domingo de votação. Os santinhos, visivelmente, eram em sua maioria de candidatos a vereador. Inúmeros partidos, de vertentes distintas, foram identificados nos materiais de propaganda.
- Tem alguns políticos que só aparecem nos santinhos, depois nunca mais - disse a psicóloga Tânia Terra, 61 anos, ao apontar com desgosto os impressos.
A sujeira na rua causou, inclusive, a queda de um pedestre, flagrada pela reportagem de GZH. Um garoto, de aparentemente cinco anos, resvalou nos papéis e bateu com o joelho esquerdo no chão. Em seguida, foi levantado pelo homem que o acompanhava.
De acordo com o mesário Cristiano Sachett, 42 anos, o lixo ocupava a via desde as 6h, quando o voluntário chegou ao colégio. O Baltazar de Oliveira Garcia tem 9 mil eleitores, o terceiro maior em número de eleitores no município.
Na escola, houve movimento intenso às 15h. Não foram vistas, contudo, filas para acesso às seções.