Ao menos três quarteirões no entorno do Colégio Murialdo, da rede privada, e da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Oscar Tollens, ambas no bairro Partenon, zona leste da Capital, foram tomadas por eleitores e também por quem buscava, de maneira irregular, divulgar candidatos em busca de voto.
A reportagem de GZH percorreu as ruas Vidal de Negreiros, Saldanha da Gama e Primeiro de Março, próximas às instituições de ensino cedidas para a eleição, e identificou boca de urna em pontos de aglomeração.
Nessas vias, houve dificuldade, inclusive, para circular de automóvel, com excesso de público a pé ocupando a faixa para veículos. Próximo do meio-dia, a Rua Cristiano Fischer e a Avenida Bento Gonçalves registraram congestionamento próximo aos pontos de voto.
Com camisetas identificadas de partidos, foi vista a entrega de panfletos e dos chamados santinhos, pequenos cartões com o número dos candidatos a vereador e a prefeito. Escorados em um muro, uma dupla segurava dois blocos do material impresso.
Parte das pessoas não usava máscara, item exigido por lei.
Desde o início da manhã, equipes da Polícia Federal circulam por municípios gaúchos e utilizam drones para combater crimes eleitorais.