O vice-prefeito eleito de Rolante, no Vale do Paranhana, morreu na manhã desta segunda-feira (30), a pouco mais de trinta dias de tomar posse. Ilário Vön Muhlen (PSB) tinha 63 anos e estava internado desde sábado (28) na UTI do Hospital Universitário de Canoas.
Inicialmente atendido em uma instituição da própria cidade, ele foi encaminhado à Região Metropolitana após o quadro piorar.
A informação da morte foi confirmada pelo atual chefe do executivo municipal, o presidente da Câmara de Vereadores, Diogo Pietro Henemann (PDT), e também pela Secretaria de Saúde de Canoas. A causa foi sangramento digestivo.
– A família disse que ele tinha passado a noite bem. Disse que estava ansioso para voltar para casa. Foi uma surpresa, uma lástima. Já estamos com a bandeira a meio mastro - afirma o vereador à frente da prefeitura.
Foi decretado luto oficial de três dias pela morte do político, vereador da cidade há dois mandatos.
O próximo prefeito, Pedro Rippel (PP), 56 anos, vai assumir a gestão sozinho. Ele diz ter sido pego de surpresa com a notícia, pois o colega se mostrava ativo na formação do quadro que comandaria a partir de janeiro de 2021.
– Ele era uma pessoa muito boa. Contava com a experiência dele para governar, já tínhamos projetos em andamento, montando equipe. Estou desnorteado - lamenta.