A candidata Manuela D'Ávila (PCdoB) afirma que manter a empresa de ônibus Carris pública é uma ação importante para melhorar a qualidade do transporte coletivo na Capital. Em entrevista ao Gaúcha Atualidade, na manhã desta sexta-feira (27), Manuela disse que o fortalecimento da empresa pública está diretamente associado à resolução do problema do setor na cidade.
— Não há possibilidade de nós resolvermos (os problemas do transporte coletivo) sem uma Carris pública. Porque a Carris é a balizadora, a organizadora da qualidade do nosso transporte — destacou.
Além de manter a Carris como uma empresa pública, a candidata cita a criação de um fundo de mobilidade, bancado por parte dos recursos do IPVA , de multas e da verba dos estacionamentos, como ferramenta para melhorar o sistema em Porto Alegre.
Manuela ainda afirmou que é contra modelos de parcerias público-privadas no âmbito da água e do saneamento. Segundo a candidata, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) é superavitário e a prefeitura pode buscar financiamentos internacionais para a área. Manuela também citou o microcrédito como instrumento para garantir ao cidadão dinheiro para obras de ligação de esgoto.
A candidata do PCdoB foi entrevistada por 30 minutos pelos jornalistas Daniel Scola e Rosane de Oliveira. Na última quinta-feira (26), candidato Sebastião Melo (MDB) foi sabatinado nos mesmos moldes no espaço do Gaúcha Atualidade.