O governador Eduardo Leite avaliou positivamente o resultado eleitoral de seu colega de PSDB e prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan, que ficou em terceiro lugar na eleição de domingo. Ao ser perguntado sobre o tema nesta segunda-feira (16), Leite disse que o tucano teve um desempenho eleitoral positivo para a quantidade de enfrentamentos e pautas antipáticas que marcaram a gestão municipal.
— A eleição em Porto Alegre tem uma série de especifidades. Naturalmente, o prefeito Marchezan foi um prefeito de muitos enfrentamentos, de pautas antipáticas, de reformas duras, desde o lado da receita, com a questão do IPTU, ao lado da despesa, com as reformas nas carreiras do serviço público. Teve o enfrentamento político que gerou consequências políticas. Mas fez um governo decente. Fez e faz um bom governo — disse Leite, durante coletiva realizada pela internet.
Ao final da resposta, Leite concluiu:
— A votação do prefeito de Marchezan foi importante, 21% dos votos é relevante, com o tanto de enfrentamento, acho que teve um desempenho (eleitoral) bastante positivo.
Na Capital, o resultado das urnas colocou Marchezan atrás de Sebastião Melo (MDB), com 31% dos votos, e Manuela D'Ávila (PCdoB), com 29%.
Ainda na avaliação dos resultados, Leite classificou o desempenho do PSDB nas eleições em municípios gaúchos como "interessante" e "satisfatório", valorizando o fato de o partido disputar o segundo turno em Caxias do Sul, Pelotas e Santa Maria.