A Polícia Federal (PF) realizou uma ação no Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira (14), para coibir crimes eleitorais. Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em comitês eleitorais e em residências de políticos em Panambi, no noroeste, e em Boa Vista das Missões, no norte do Estado.
Conforme a investigação, pelo menos oito pessoas usaram documentos falsos para transferir seus títulos eleitorais para o município de Lajeado do Bugre, também no Norte, configurando inscrição irregular de eleitores.
De acordo com o delegado Sandro Bernardi, da PF de Passo Fundo, são oito casos suspeitos e todos as pessoas que usaram os documentos falsificados, principalmente contas de luz, serão responsabilizadas. Mas o motivo da ação desta quarta-feira foi apreender celulares e demais comprovantes em dois comitês eleitorais e nas casas de seis dirigentes políticos.
— A investigação continua, primeiro em função dos eleitores que já identificamos e, segundo, para ver se tem mais pessoas transferindo seus títulos desta forma irregular. Em pequenos municípios, poucos votos podem mudar uma eleição, principalmente para vereador — diz Bernardi.
Lajeado do Bugre, que fica próximo de Palmeira das Missões, tem 2,5 mil habitantes e teve 1.788 eleitores no último pleito.
A ação coibida pela PF consta no artigo 348 do Código Eleitoral. Os mandados foram determinados pela Justiça Eleitoral em uma ação movida pelo Ministério Público Eleitoral.