O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE) ainda busca 13,4 mil pessoas para atuar como mesários e auxiliares de mesários nas eleições do dia 15 de novembro. Até aqui, segundo a Justiça Eleitoral gaúcha, já confirmaram presença 85,2 mil dos 98,6 mil necessários.
Essas vagas em aberto se devem, segundo o TRE, especialmente aos pedidos de dispensa: são pessoas que foram convocadas e que, desde então, apresentaram junto a Justiça impedimentos para comparecer ao pleito. Há também casos de convocações ainda não realizadas.
— Ainda estamos com um certo tempo, então estamos considerando que estão dentro do previsto os níveis de desistência e de apresentação de voluntários. Houve muitos casos de desistencia no início da convocação, quando os números da pandemia estavam mais elevados, agora o número está bem mais controlado. Pensamos que até as eleições isso estará resolvido – aponta Cássio Vicente Zasso, coordenador de Sistemas de Eleições e Logística do TRE.
Entre as pessoas convocadas para colaborar com o pleito, há sempre um percentual de voluntários. Até aqui, o índice de voluntários é de 61,8% entre os mesários convocados. Nas eleições de 2018, esse indicador chegou a 73%, também de acordo com o TRE.
— As pessoas podem se voluntariar a qualquer momento, por meio do site do Tribunal Regional Eleitoral ou entrando em contato com o cartório eleitoral. O mesário é uma pessoa indispensável no processo democrático. É a pessoa que trabalha na ponta que possibilita que todas as pessoas possam exercer o direito ao voto. É um trabalho essencial para a eleição —diz Zasso.
Os interessados podem se voluntariar clicando neste link. Ao todo, incluindo as pessoas convocadas para abrir e fechar os locais de votação e os integrantes das juntas eleitorais, serão mobilizados 110,4 mil colaboradores no Rio Grande do Sul.
Para garantir a segurança sanitária do pleito, em meio à pandemia, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está distribuindo aos Estados uma série de equipamentos de proteção individual e de sinalização. Para o Rio Grande do Sul, já foram repassados 242 mil unidades de álcool em gel, 24 mil unidades de álcool líquido para higienizar as seções eleitorais, 129 escudos faciais para mesários e 668 mil máscaras para mesários. Também há 109 mil adesivos marcadores de distanciamento e 47 mil cartazes informativos. O TRE gaúcho estima que seja necessário apenas um reforço de álcool líquido, para a realização do segundo turno, nas cidades em que houver.