Neta do ex-governador Leonel Brizola, a quem fez inúmeras referências, a deputada estadual Juliana Brizola teve a candidatura a prefeita de Porto Alegre chancelada na convenção do PDT, na manhã deste sábado (12). O partido também confirmou a vaga de vice para a professora Maria Luiza Loose (PSB). É a única chapa, até o momento, formada por duas mulheres.
Ao falar sobre a escolha, Juliana lembrou que se filiou ao PDT aos 18 anos, a convite do avô, e que, agora, realiza um sonho, ao concorrer ao Paço Municipal.
— Hoje, a palavra que resume tudo para mim é gratidão, a todos os companheiros e companheiras do PDT, que votaram por unanimidade nessa chapa. Aquilo que parecia um sonho acabou se tornando realidade. Tenho certeza, quando olho para o lado e vejo toda essa coesão, que o que vamos ofertar a Porto Alegre não é só a Juliana Brizola e a Maria Luiza, é um grande time, com muita vontade de fazer e de transformar a realidade das pessoas — afirmou.
Sobre a opção por duas mulheres, a deputada disse que a decisão "pode trazer um olhar diferenciado" para a prefeitura:
— Porto Alegre precisa de um abraço, de um carinho, como se fosse de uma mãe. Porto Alegre pede socorro. E nós, que somos mães, entendemos que Porto Alegre não acolhe as crianças como deveria. Tem de ser uma cidade para as crianças, porque, se não é uma cidade para crianças, é para quem? Nosso compromisso número 1 é com uma educação pública de qualidade, em tempo integral, com vagas nas creches que devem ser garantidas para as nossas mães trabalhadoras. Queremos trazer esse olhar feminino, esse olhar acolhedor. Queremos acolher cada porto-alegrense, que precisa voltar a ter orgulho dessa cidade.
Nomes conhecidos no PDT, entre eles Ciro Gomes, que foi candidato à Presidência na última eleição, e Carlos Lupi, presidente nacional da sigla, teceram elogios a Juliana. No PSB, a dupla foi celebrada pelo presidente do partido no país, Carlos Siqueira, por Beto Albuquerque, que concorreu a senador em 2018, e pelo deputado federal Alessandro Molon. Lideranças da Rede, que pode vir a integrar a coligação, também acompanharam a convenção.
Além da candidatura à prefeitura, o PDT aprovou nominata de 54 candidatos a vereador em Porto Alegre.