O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) recebeu, nesta segunda-feira (21), os primeiros lotes de materiais para proteção que serão utilizados na eleição municipal deste ano. Os materiais servirão para evitar a propagação do coronavírus durante o pleito.
Nesta primeira etapa, o órgão recebeu 105.840 frascos de 500ml de álcool gel. A previsão é de que até o final do mês de setembro sejam entregues todos os equipamentos de proteção individual, através da logística desenvolvida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
De acordo com o TRE-RS, serão entregues 129.918 face shields, 503.659 máscaras de proteção e cerca de 152.524 frascos de álcool 70%. Todo material será distribuído durante o mês de outubro para as 165 zonas eleitorais do Rio Grande do Sul.
Em razão da pandemia, a Justiça Eleitoral está desenvolvendo protocolos de segurança com consultoria da Fiocruz e dos hospitais Sírio-Libanês e Albert Einstein. Haverá uma série de cuidados. Em parceria com a iniciativa privada, serão distribuídas 7,5 milhões de máscaras para todos os mesários do país, para que possam trocá-las três vezes ao longo do dia, além de 1,8 milhão de escudos faciais. Cada mesário terá, ainda, um frasco de álcool gel para higienização pessoal.
Para reforçar os cuidados entre os eleitores, haverá 1 milhão de litros de álcool gel nas seções, para que limpem as mãos na entrada e na saída. Os eleitores deverão chegar à seção de máscara, respeitar distanciamento (com marcação no piso) e levar a própria caneta para assinar presença (para quem esquecer, deverá haver distribuição).
A biometria está suspensa no pleito deste ano. O sistema usa impressão digital para identificar o eleitor e não pode ser higienizado com frequência (risco de estragar em razão do álcool).
Depois de votar, o eleitor não receberá o comprovante em papel, como de costume, para evitar contato. A comprovação poderá ser acessada pela internet, nos sites do TSE ou do TRE-RS.