Faltando pouco mais de três meses para as eleições 2020, o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, nesta quinta-feira (13), o novo calendário da disputa. Em razão da pandemia de coronavírus, a votação já havia sido transferida para os dias 15 e 29 de novembro (primeiro e segundo turnos, respectivamente) por meio de emenda constitucional.
Agora, a Corte confirmou e detalhou as definições — o novo calendário teve 297 marcos temporais estabelecidos. Entre eles, estão os prazos para convenções partidárias e registro de candidaturas, que começam a valer a partir do próximo dia 31, e o início da propaganda eleitoral, previsto para 27 de setembro.
Caso a situação sanitária imponha riscos, o TSE ainda poderá solicitar ao Congresso Nacional a marcação, via decreto legislativo, de novas datas de votação em Estados e municípios. Nesses casos, o prazo final para que as eleições ocorram vai até 27 de dezembro.
Com base nas últimas atualizações, GaúchaZH preparou um resumo das principais datas do pleito, que promete ser um dos mais singulares dos últimos anos. Serão disputados os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Ao todo, 147.918.483 brasileiros estão aptos a votar.