O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) contará com cerca de 96 mil mesários nas eleições de 2020. O número representa uma queda de 13% em relação ao pleito de 2018. O motivo, segundo o TRE-RS, é a redução de urnas eletrônicas disponíveis. As eleições estão marcadas para 15 e 29 de novembro.
Mesários com 60 anos ou mais, tradicionalmente convocados, não serão chamados. Por estarem em grupo de risco para o coronavírus, serão substituídos por voluntários. Na última eleição, 1.994 pessoas nessa condição foram convocadas. O grupo representou menos de 2% do total de mesários naquele pleito.
Segundo Daniel Wobeto, secretário de Tecnologia e Informação da Corte Eleitoral, a substituição será por outros eleitores da seção onde tradicionalmente eram chamados para trabalhar, a critério do juiz eleitoral. Só participarão aqueles que manifestarem vontade de atuar como voluntários, mediante termo declaratório de ciência dos riscos envolvidos em razão da pandemia.
O processo de convocação começa em 18 de agosto. Em 2018, 73% dos convocados foram voluntários. De acordo com o tribunal, pedidos de dispensa em razão da pandemia serão avaliados pelos juízes eleitorais.
O rol de equipamentos de prevenção, assim como a definição do protocolo sanitário para os locais de votação, estão em estudo pelo Tribunal Superior Eleitoral.