O É isso mesmo?, mecanismo de checagem de GZH, entra em nova fase nesta segunda-feira (28), com foco na cobertura eleitoral. Para isso, ganha o reforço dos repórteres do Grupo de Investigação da RBS (GDI), que conferem as declarações dos candidatos à prefeitura de Porto Alegre no primeiro debate da campanha eleitoral, realizado na Rádio Gaúcha.
Participaram do debate, mediado por Daniel Scola, os candidatos Fernanda Melchionna (PSOL), Gustavo Paim (PP), João Derly (Republicanos), José Fortunati (PTB), Juliana Brizola (PDT), Júlio Flores (PSTU), Luiz Delvair (PCO), Manuela D'Ávila (PCdoB), Montserrat Martins (PV), Nelson Marchezan (PSDB), Rodrigo Maroni (PROS), Sebastião Melo (MDB) e Valter Nagelstein (PSD).
Confira, abaixo, declarações checadas pelos jornalistas Carlos Rollsing, Eduardo Matos, Guilherme Justino, Jocimar Farina, Juliana Bublitz, Marcelo Gonzatto e Maria Maurente, com apoio do editor Leandro Brixius.
Juliana Brizola (PDT)
Contamos, como um dos coordenadores, (com) o secretário de Educação de Sobral, que tem o melhor Ideb do Brasil. Referência não só do Brasil, mas do mundo.
Não procede
No levantamento do Ministério da Educação (MEC) feito em 2017, Sobral registrou os maiores índices de qualidade da educação tanto nos anos iniciais quanto nos anos finais do Ensino Fundamental. O desempenho não se repetiu, porém, nos dados mais recentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referentes a 2019 e divulgados no dia 15 de setembro deste ano. O Ideb 2019 mostra que a rede municipal de Sobral ficou na nona colocação nacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental, perdendo o topo da lista para o município de Mucambo, também no Ceará.
Já nos anos finais do Ensino Fundamental, Sobral aparece em 10° lugar entre as melhores redes públicas — somando-se os resultados das redes federal, estadual e municipal — do país no levantamento de 2019. A primeira colocação nacional, que era de Sobral em 2017, ficou novamente com outro município cearense: Pires Ferreira. Considerando-se apenas as redes municipais no cálculo, Sobral fica em 11°.
Em relação ao Ensino Médio, Sobral não consta entre os 10 municípios com o maior Ideb do país em nenhuma rede. O município cearense superou suas metas no Ideb 2019 em todos os níveis, mantendo-se acima da média nacional, porém não se pode mais dizer que conta com "o melhor Ideb do Brasil", como teve em 2017.
Juliana Brizola (PDT)
Hoje a mãe trabalhadora de Porto Alegre não consegue ter um trabalho formal devido ao horário de fechamento de algumas creches, que não ultrapassa 17h.
É verdade
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), a rede municipal conta com 43 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e 207 das chamadas escolas comunitárias, com as quais a prefeitura firma convênio para ofertas de vagas na rede.
Das 43 escolas que a prefeitura administra de forma direta, 36 funcionam das 7h às 19h e outras sete encerram as atividades às 17h. As escolas comunitárias assinam termo de colaboração que prevê funcionamento mínimo de 10 horas diárias. Das 207 que hoje funcionam, 115 atendem até 17h30min, de acordo com levantamento da secretaria. Outras 59 atendem até as 18h e as demais têm horários que variam entre 17h e 19h. Os estabelecimentos têm autonomia para definir o seu funcionamento desde que cumpram o prazo de 10h estipulado no termo de colaboração assinado com a prefeitura.
É verdadeira, portanto, a afirmação da candidata de que algumas escolas só funcionam até as 17h, embora caiba ressaltar que a maioria opera em horário estendido.
Critérios de classificação
É verdade
A informação está correta e corresponde a dados e estatísticas oficiais.
Não é bem assim
Apenas parte da sentença está correta.
Não procede
O interlocutor está equivocado na informação que afirma.
Regras da de checagem
- Se a variação for de até 10%, para mais ou para menos, a informação é classificada como "É verdade"
- Se a variação for acima de 10% e até 30%, para mais ou para menos, a informação é classificada como "Não é bem assim"
- Se a variação superar 30%, para mais ou para menos, a informação é classificada como "Não procede"
Quer ficar bem informado sobre as eleições? Assine a newsletter de GZH.
Toda sexta, você recebe no e-mail uma seleção de conteúdos sobre o tema, com resumo dos últimos acontecimentos, vídeos e muito mais. Para se inscrever na newsletter, clique aqui.