Com 89,40% das urnas eletrônicas apuradas às 19h35min, Wilson Lima (PSC) foi eleito governador do Amazonas em segundo turno, neste domingo (28). Ele recebeu 962.432 votos (59,59% dos votos válidos), enquanto Amazonino Mendes (PDT) teve 652.560 votos (40,41%).
Lima, que é jornalista e tem 42 anos, teve a preferência dos votos também no primeiro turno das eleições, que ocorreu neste domingo (7). Na ocasião, ele teve mais de 33% dos votos, enquanto o oponente, que concorria à reeleição, finalizou com pouco mais de 32%.
Wilson Lima nasceu em Santarém, no Pará. Os conhecimentos adquiridos no curso de Gestão Turística lhe renderam o convite para ser assessor técnico da Secretaria de Turismo da Prefeitura de Itaituba/PA, onde atuou por quatro anos. Ele já atuou como locutor comercial e apresentador de um programa jornalístico no Pará.
A mudança definitiva para Manaus ocorreu em 2006, quando foi convidado para ser repórter de TV em uma emissora local. Neste período, iniciou o curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e também apresentava um programa de rádio. Em 2009, exerceu a função de mestre de cerimônia na prefeitura de Manaus. Em 2010, assumiu novamente a apresentação de um programa de TV, onde permaneceu até se tornar candidato.
Estreante na política do Amazonas, Wilson Lima recebeu críticas de canditados durante a campanha, o que causou polêmica ao ser questionado sobre a inexperiência no campo político. O candidato aproveitou para se mostrar como opção para o novo e prometeu, durante campanha mais transparência na gestão pública.