Na reta final das eleições 2018, a RBS TV realiza na noite desta quinta-feira (25) o último debate entre os candidatos ao governo do Estado, Eduardo Leite (PSDB) e José Ivo Sartori (MDB), antes da votação de domingo (28). GaúchaZH contará, ao vivo, os bastidores e os detalhes do programa, além de publicar checagem de declarações e análise sobre o confronto final.
Previsto para começar logo depois da novela Segundo Sol, por volta das 22h, o debate mediado pelo jornalista Elói Zorzetto terá duração aproximada de duas horas, divididas em quatro blocos.
— É uma das últimas oportunidades para que os eleitores que ainda estão em dúvida possam entender um pouco mais sobre os candidatos neste segundo turno — resume Zorzetto.
No primeiro e no terceiro bloco do programa, os adversários farão perguntas entre si, em ordem sorteada com antecedência. No segundo e no quarto bloco, as questões terão relação com tópicos predeterminados, que serão sorteados ao vivo.
Definidos pela organização do evento, os assuntos envolverão oito temáticas de interesse da população: déficit orçamentário e impostos; recuperação da economia; segurança; qualidade do ensino e evasão escolar; saúde; estradas; privatizações e funcionalismo.
No final do quarto e último bloco, Leite e Sartori terão espaço para fazer suas considerações finais. A seguir, confira os detalhes do debate:
COMO ASSISTIR
Para acompanhar
O debate será transmitido ao vivo pela RBS TV, pelo G1-RS e pela Rádio Gaúcha. A rádio acompanhará a chegada dos candidatos e iniciará a transmissão a partir das 22h. Também será possível seguir a cobertura minuto a minuto no site de GaúchaZH, com detalhes e bastidores.
Horário
Após a novela Segundo Sol, por volta das 22h, com duração de cerca de duas horas.
Mediador
Elói Zorzetto
Participantes
Eduardo Leite (PSDB) e José Ivo Sartori (MDB)
Acessibilidade
A transmissão da RBS TV contará com os recursos de acessibilidade determinados na lei eleitoral: closed caption, libras e audiodescrição para pessoas com deficiência.
COMO SERÁ O DEBATE
1º Bloco
Será de perguntas entre os candidatos com temática de livre escolha. A ordem foi definida por sorteio prévio. Cada concorrente fará duas questões, com tempo máximo de 30 segundos cada. A resposta terá limite de um minuto e 30 segundos. Em seguida, 1 minuto para réplica e um minuto para tréplica.
2º Bloco
Será de perguntas com temáticas predeterminadas. Os temas estarão em uma urna e serão sorteados ao vivo, podendo ser selecionados uma única vez. Cada concorrente fará duas questões e responderá a outras duas. O tempo para elaborar cada pergunta é de 30 segundos e para responder é um minuto e 30 segundos, além de um minuto para réplica e um minuto para tréplica.
3º Bloco
Repetirá a mecânica do primeiro bloco, com temas livres, escolhidos pelos candidatos. Os tempos de perguntas, respostas, réplicas e tréplicas serão os mesmos, assim como a sistemática adotada.
4º Bloco
Terá a mesma sistemática do segundo bloco, com temas predeterminados. Os tempos para perguntas, respostas, réplicas e tréplicas serão os mesmos, assim como a mecânica adotada. Após as rodadas de perguntas, cada candidato terá cerca de um minuto para fazer suas considerações finais. A ordem também foi definida por sorteio.
COMO CONFERIR CHECAGEM
É isso mesmo?
A cobertura contará, ainda, com equipe de repórteres do Grupo de Investigação (GDI), que fará a checagem de declarações dos concorrentes e publicará os resultados ao longo de sexta-feira (26), no site GaúchaZH.