Confira as propostas para agricultura e meio ambiente que estão nos planos de governo dos dois candidatos que disputam o segundo turno da eleição presidencial:
Jair Bolsonaro
Entre as principais ações, está a incorporação da pasta do Meio Ambiente ao Ministério da Agricultura. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também seria absorvido.
Em entrevistas, o candidato diz que quer acabar “com o ativismo ambiental xiita” e com o “mercado de demarcação de terras indígenas”.
Fernando Haddad
Programa para a redução do uso de agrotóxicos seria criado, assim como a “regulação do grande agronegócio para mitigar os danos socioambientais”. Sem entrar em detalhes, o plano sugere a adoção de políticas fiscais para estimular exportações de produtos de maior valor agregado.
Há destaque para ações voltadas à expansão da agricultura familiar, reforma agrária e a construção de cisternas para a região do semiárido. O combate ao desmatamento da Amazônia também é citado, além do incentivo ao aumento da geração de fontes de energia renovável.