Conquistando 57,7 milhões de votos no segundo turno das eleições, realizado neste domingo (28), Jair Bolsonaro (PSL) usou seus primeiros pronunciamentos como presidente eleito para prometer a defesa da "liberdade", da Constituição, o corte de desperdícios e privilégios e para fazer um juramento a Deus.
Antes de falar para a imprensa, Bolsonaro fez uma transmissão ao vivo em suas redes sociais, postura que ele adotou ao longo de sua campanha na disputa pelo comando do Palácio do Planalto.
Bolsonaro assume a Presidência a partir de 1º de janeiro de 2019.
Confira as principais frases do capitão da reserva após a vitória nas urnas:
Liberdade é um princípio fundamental. Liberdade de ir e vir. Andar nas ruas em todos os lugares desse país. Liberdade de empreender. Liberdade política e religiosa. Liberdade de informar e de ter opinião. Liberdade de fazer escolhas e ser respeitado por elas. Este é um país de todos nós. Brasileiros natos ou de coração. O Brasil de diversas opiniões, cores e orientações.
Faço de vocês minhas testemunhas de que esse governo será um defensor da Constituição, da democracia e da liberdade. Isso é uma promessa, não de um partido, não é a palavra vã de um homem, é um juramento a Deus.
A verdade vai libertar esse grande país. E a liberdade vai nos transformar em uma grande nação. A verdade foi um farol que nos guiou até aqui e que vai seguir iluminando o nosso caminho.
Nosso governo será formado por pessoas que tenham o mesmo propósito de cada um que me ouve nesse momento: o propósito de transformar o Brasil em uma grande, livre e próspera nação.
O governo dará um passo atrás, reduzindo estrutura, cortando desperdícios e privilégios, para que o país possa dar um passo a frente. Vamos desamarrar o Brasil.
Será um governo com uma mão (oferecida) ao seringueiro da floresta amazônica e outra ao empreendedor suando para abrir sua empresa.
O déficit público primário deve ser eliminado o mais rápido possível.
Libertaremos o Brasil e o Itamaraty das relações internacionais sui generis a que foram submetidos nos últimos anos.