Neste domingo (7), no primeiro turno das eleições 2018, o eleitor terá que digitar 19 números na urna eletrônica para escolher – nesta ordem – seus candidatos a deputado federal, deputado estadual, dois senadores, governador e presidente da República. Para facilitar, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda o uso de uma "cola" em papel com os dados dos candidatos – celulares são proibidos na hora do voto.
A eleição ocorre das 8h às 17h (respeitando o horário local). No site do TSE, o eleitor pode consultar seu local de votação – basta inserir o número do título de eleitor ou nome, nome da mãe e data de nascimento.
Como justificar a ausência:
Se você estiver em outra cidade, fora de seu domicílio eleitoral, e não puder votar, deve justificar sua ausência em qualquer local de votação, das 8h às 17h de domingo, levando um documento oficial com foto, o título de eleitor ou o número do documento, e o formulário de justificativa eleitoral preenchido.
O eleitor que não justificar a ausência nos dias de votação deve ir pessoalmente a qualquer cartório eleitoral e procurar orientações para preencher o requerimento de justificativa. O eleitor tem até 60 dias para justificar a ausência em cada turno.
Quem não justificar o voto por três eleições seguidas (cada turno conta como eleição) fica impossibilitado de participar de concursos, tirar passaporte, se matricular em escolas públicas e até obter crédito ou empréstimos.