Quatro dos oito candidatos ao governo do Rio Grande do Sul pagaram por anúncios no Facebook e no Instagram nas primeiras duas semanas de campanha. Os dados foram levantados por GaúchaZH na Biblioteca de Anúncios, ferramenta que o Facebook, também dono do Instagram, criou para aumentar a transparência sobre o dinheiro que recebe por conteúdos políticos.
Os posts impulsionados, como são chamados, aparecem com o rótulo "Patrocinado" para os usuários que os visualizam, com dados de quem pagou pelo anúncio.
Eduardo Leite (PSDB), José Ivo Sartori (MDB), Mateus Bandeira (Novo) e Roberto Robaina (PSOL) foram os candidatos que pagaram para aumentar a visibilidade de posts entre 16 de agosto (primeiro dia de campanha eleitoral) e este sábado, 1º de setembro. A reportagem não encontrou, com o uso da ferramenta, anúncios pagos pelas campanhas de Jairo Jorge (PDT), Julio Flores (PSTU), Miguel Rossetto (PT) e Paulo de Oliveira Medeiros (PCO). A análise foi encerrada às 23h59min do dia 1º de setembro.
Mateus Bandeira (Novo) é o candidato que mais impulsionou posts. Seu perfil oficial veiculou 32 anúncios nos primeiros 15 dias de campanha. Diversos deles custaram entre R$ 100 e R$ 499 e entre R$ 500 e R$ 999 cada, alcançando entre 100 mil e 200 mil visualizações em um dos casos. O Facebook divulga apenas uma estimativa do dinheiro investido em cada anúncio e da quantidade de visualizações.
A campanha de Eduardo Leite impulsionou 11 posts. Oito deles custaram até R$ 100 cada. Um deles custou de R$ 100 a R$ 499, e outro, de R$ 500 a R$ 999. Já o perfil de José Ivo Sartori (MDB) pagou por dois posts, e Roberto Robaina (PSOL), por um post.
GaúchaZH também analisou citações aos aspirantes ao governo em posts pagos por candidatos a outros cargos, tanto para endossar suas campanhas quanto para criticá-las. Sartori é citado em 14 posts pagos por outros, dos quais apenas dois são colegas de partido: os concorrentes a deputado estadual Tiago Simon (um post) e Carlos Búrigo (um post), que foi seu secretário de Planejamento.
Entre os 12 posts críticos a Sartori, estão conteúdos pagos por adversários como a candidata a deputada federal Fernanda Melchionna (oito posts) e a candidata a deputada estadual Luciana Genro (dois posts), ambas do PSOL; o candidato a deputado federal Henrique Fontana (um post) e a candidata a deputada estadual Denise Pessôa (um post), ambos do PT.
Já Mateus Bandeira foi citado em sete anúncios pagos por correligionários do partido Novo: cinco do candidato a deputado federal Marcel van Hattem, um do candidato a deputado estadual Giuseppe Riesgo e um do também candidato a deputado estadual Professor Decourt.
Miguel Rossetto foi citado em quatro posts de colegas petistas: três de Denise Pessôa e um da candidata a deputada estadual Stela Farias. Roberto Robaina foi citado em um anúncio, de Luciana Genro (PSOL).
A reportagem não encontrou citações, negativas ou positivas, aos demais candidatos ao governo em anúncios pagos por outros.