GaúchaZH analisou todos os planos dos candidatos ao Piratini declarados à Justiça Eleitoral. Foram destacadas cinco propostas concretas incluídas nos documentos dos quatro primeiros colocados na mais recente pesquisa do Ibope. Confira os destaques do plano de governo de Roberto Robaina:
Roberto Robaina (PSOL)
96 páginas
Robaina defende a valorização do serviço público (é o único a prometer o pagamento do piso nacional do magistério) e pretende dar atenção aos direitos humanos.
Promete cortar em 50% os cargos de comissão (CCs), cancelar a extinção de estatais e reativar as já extintas, investir 35% das receitas líquidas na educação (sem explicar de onde alocaria a verba), suspender e auditar o pagamento da dívida com a União, cobrar o ressarcimento das perdas da Lei Kandir e reduzir em 8% os crimes violentos letais intencionais.
É o candidato que mais foca na questão LGBT+, desigualdade de gênero, racismo e preconceito contra pessoas com deficiência. Promete dar crédito e apoio técnico à agricultura camponesa e familiar, com fim dos incentivos fiscais aos grandes grupos do agronegócio. Pretende dar fim a pedágios privados.