Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pedirão à Justiça autorização para que o petista deixe a prisão onde está, em Curitiba, para participar do debate com os candidatos à Presidência da República, que ocorre na próxima quinta-feira (9), na TV Bandeirantes. As informações são do jornal O Globo.
Segundo o defensor Eugênio Aragão, o pedido será apresentado no mesmo processo em que os advogados solicitam, de forma genérica, permissão para o líder petista poder conceder entrevistas e gravar vídeos.
Outra opção em discussão, caso seja negada a participação de Lula, é pedir para que Fernando Haddad, indicado vice da chapa presidencial, represente a candidatura no debate. Algumas emissoras, como a Bandeirantes, não aceitam a participação de um representante do presidenciável já registrado.
De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, os dirigentes do partido, com o auxílio dos assistentes jurídicos do partido, decidirão se o pedido em nome de Haddad será encaminhado na própria peça que solicita a participação de Lula ou se será protocolado posteriormente, como um recurso.