Embora o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva apareça como favorito na última pesquisa de intenção de votos, realizada pelo instituto Datafolha com candidatos à presidência, outra pesquisa, mostra que 51% dos brasileiros acredita que o petista deveria ser impedido de participar das eleições, contra 47% que são favoráveis a candidatura de Lula.
Ainda de acordo com a pesquisa, 54% dos entrevistados gostaria que o ex-presidente seja preso, contra 44% daqueles que acreditam que não deva cumprir a pena.
Segundo o jornal F. de São Paulo, entre os grupos de pessoas que defendem o impedimento de Lula e que possuem o ensino médio, 55% é favorável à medida. Já entre os eleitores com o ensino superior, o índice sobe para 67%. Entre o grupo de trabalhadores com renda familiar mensal acima de dois salários mínimos, 60% defende a ilegibilidade, apoio que cresce conforme a renda (é de 70% entre os que ganham mais de dez salários mínimos).
No último dia 24 , Lula foi condenado a 12 anos e 1 mês de prisão pelo TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região). Com isso, o ex-presidente está inelegível de acordo com o disposto na Lei da Ficha Limpa.
O Datafolha ouviu 2.826 pessoas em 174 municípios entre os dias 29 e 30 de janeiro, após o TRF-4 confirmar a condenação e aumentar a pena do ex-presidente.