Neste domingo (6), eleitores escolhem os novos representantes do Executivo e do Legislativo em todos os municípios espalhados pelo Brasil nas eleições 2024.
Assim que for finalizada a apuração oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), você pode acompanhar os resultados das eleições 2024 para os cargos de prefeito e vereador de Fernandópolis-SP nesta reportagem. Vale ressaltar que a eleição para o legislativo municipal depende do chamado quociente eleitoral para decidir os ocupantes das cadeiras de vereador, portanto apenas os candidatos mais votados estarão disponibilizados inicialmente. Somente com 100% das urnas apuradas e após calculado o quociente, todos os vereadores eleitos serão conhecidos. Acompanhe ao vivo a cobertura das eleições 2024.
Uma parcela das cidades poderá ter que aguardar o segundo turno, em 27 de outubro, para conhecer o vencedor para a prefeitura. Em 103 municípios espalhados pelo Brasil pode haver segundo turno na disputa à prefeitura por terem mais de 200 mil eleitores.
Eleição para a prefeitura e Câmara de Vereadores em Fernandópolis-SP
A partir das 17h, o TSE inicia a apuração e divulgação dos resultados para prefeito e vereador. Esta reportagem exibirá os números finais das eleições 2024 assim que forem disponibilizados.
Em todos os municípios, divididos em 26 Estados, são escolhidos os representantes da Câmara Municipal nos próximos quatro anos. Vale destacar que, conforme o TSE for atestando a eleição dos candidatos, eles serão atualizados na lista de vereadores eleitos para a cidade.
Além disso, ressalta-se que será definida a ocupação de 100% das cadeiras do legislativo municipal quando todas as urnas forem apuradas, em função do quociente eleitoral a ser calculado.
Quantas vezes um vereador pode se reeleger?
De acordo com o TSE, os senadores, deputados e vereadores podem se reeleger sem limite do número de mandatos. Ou seja, um vereador pode se candidatar quantas vezes desejar.
Prefeito pode ter três mandatos?
Prefeitos que já completaram dois mandatos em sequência não podem se candidatar novamente. A regra continua valendo para candidatos que queiram disputar a gestão de um município diferente.
É comum que antigos prefeitos voltem a pleitear o cargo depois de um intervalo. Esta, no caso, é uma ação permitida e dentro das normas eleitorais.
Quando há segundo turno para prefeito?
Para uma cidade ter a possibilidade de segundo turno, é necessário ter mais de 200 mil eleitores registrados. Assim, se nesses locais nenhum dos candidatos obtiver a maioria absoluta dos votos no primeiro turno, uma segunda fase do pleito é realizada.
O critério da maioria absoluta exige que o candidato tenha mais da metade dos votos válidos (sem contar os votos em branco e nulos) para ser eleito em primeiro turno. Caso não seja atingida a quantidade suficiente de votos por nenhum dos postulantes, haverá segundo turno nas cidades com mais de 200 mil eleitores registrados. Em 2024, 103 municípios poderão ter segundo turno.
Para os dois turnos, a votação começa às 8h e, se não houver eleitores na fila, encerra-se às 17h, no horário de Brasília.
*Esta reportagem foi produzida de forma automatizada com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e revisada por editores de GZH.