Edson da Rosa e Cristina Calcagnotto reassumem, nesta segunda-feira (4), as secretarias municipais da Educação e Cultura de Caxias do Sul, respectivamente. Eles haviam deixado os cargos para concorrerem ao Legislativo. Edson foi eleito vereador com 2.653 votos pelo Republicanos. Cristina concorreu pelo MDB, fez 1.179 votos e não se elegeu.
Rosa estava à frente da Smed desde setembro de 2023. Em 2021 e 2022 atuou como diretor do Banco de Alimentos. Tem graduação em Ciências Contábeis e pós-graduação em Marketing. Foi vereador por quatro mandatos, chegando a ser presidente da Câmara de Vereadores, em 2013, e diretor por dois anos consecutivos da Escola do Legislativo. Também foi titular da Smed entre 2009 e 2011.
Cristina é secretária da Cultura desde fevereiro de 2023. Em 2021, atuou como assessora técnica e, em 2022, como diretora da pasta. É advogada e produtora cultural. Tem mestrado em Turismo e Hospitalidade, com ênfase em Turismo Cultural (UCS), especialista em Direito Público, pós-graduada na MBA em Gestão Cultural - Políticas e Estratégias Culturais. De agosto a dezembro de 2012, foi diretora-geral da Secretaria Municipal da Cultura.
Os secretários que estavam na titularidade das pastas eram Flávia Vergani, na Educação, e Magali Quadros, na Cultura.